quarta-feira, 25 de março de 2015

Um conceito sobre o novo jornalismo

O jornalismo que começou a se moldar de uma forma diferente, é debate de muitos profissionais da área. No vídeo em que o jornalista, Leonardo Sakamoto, concede entrevista para uma revista, ele dá início ao assunto “Jornalismo do Futuro” separando aquilo que começa a ficar no passado. O público que se interessa por se manter informado, mudou. As pessoas tem um conceito diferente de informação pois se tornam mais seletivas na escolha do que irão ler e como o farão. A praticidade e agilidade se tornam atrativas e deixam o papel para trás. 

Não obstante, essas mudanças geram repercussões importantes nos meios de comunicação atuais. Profissionais que se formaram em outras décadas acreditam que essa transformação não será tão radical, como mostra Sakamoto. Porém, a migração já começou. Hoje a informação não é centrada em um determinado fato e as pessoas fogem de notícias lineares, que se limitam. Um ponto importante mostrado pelo jornalista, é a pluralidade do mundo contemporâneo. Há uma globalização de informação, onde o mundo como um todo está conectado de diversas formas e é necessário se adaptar isso. 

Nesse mundo moderno, as pessoas procuram diferentes visões dele, e isso acarreta em uma formação de opinião individual. A diversidade de informação semeia isso e é preciso que os meios de comunicação se tornem cada vez mais abrangentes. É o que mostra Sakamoto, quando mostra que o leitor/ouvinte/telespectador/internauta procura conhecer toda a infinidade do planeta da maneira mais fácil possível. Muitos já se adequaram a isso, e apresentam um leque de informações em apenas uma página de internet. É o futuro jornalística cada vez mais próximo.

A mudança, entretanto, não é só para o público e para a mídia. A publicidade, que sustenta esses meios comunicacionais, quer algo mais prático e mais direto. Na entrevista, o jornalista aponta isso de forma sucinta. Ele mostra que as redes sociais são grandes estimulantes dessa mudança, quando as pessoas, com apenas um clique, acessam diversas coisas facilmente. Isso, fomenta o mercado publicitário e gera procura nessa área, o que os jornais impressos, principalmente, não oferecem.

É possível fazer uma previsão: esse jornalismo não irá acabar. Mas ele se tornará escasso e os profissionais também precisarão migrar para o futuro. De acordo com Sakamoto, a denominada grande mídia deve conseguir se moldar com esse novo conceito. Ele ressalta que será preciso várias formas para que os meios comunicacionais se sustentem e dessa forma, as matérias se tornam mais independentes nesse processo e ganham publicidade. Pois, como é possível analisar desse jornalismo do futuro, as notícias também se reinventarão e será preciso dar uma nova forma para as palavras pois o receptor também muda.

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